domingo, 19 de abril de 2015

Prospiciens 008

Semana a duas velocidades, com um arranque positivo e um final negativo.
O PSI20 continua a ser o índice de valores das 20 principais empresas nacionais.... vai passar a PSI18. Não existem candidatos para preencher os lugares vagos deixados pelo BES e pela Sonae Industrias, assim reduz-se a possibilidade de mais escândalos. Ou quase.
Não sei como qualificar a noticia, ou sei mas não vou fazer, mas no inicio do mês de Abril http://expresso.sapo.pt/bpi-devolve-aos-gestores-cortes-feitos-nos-salarios=f919052 um grupo bem identificado de gestores de uma dos pouco (e cada vez menos) bancos nacionais foi, não só aumentado, como receberam retroactivos, como se nada tivesse passado. Deixo o link para melhor analise de quem lê.
Ainda esta semana, a comissão parlamentar divulgou as conclusões do inquérito ao caso BES, e são exactamente as mesmas que já se sabiam. Gestores Bancários, muito bem pagos e com a faca e o queijo não mão para fazerem o que querem, quando querem e como querem.
Pelo menos no que se refere à banca, existem profissionais competente. Quanto à justiça, vamos esperar.
Sabe-se que já não vai haver compra do Novo Banco pelo BPI e por isso temos as acções deste terminaram a desvalorizar, mas ainda na casa do 1,42€.
No BCP os resultados colaterais também se fizeram sentir, e fechou no ultimo dia da semana a perder 5,72%. Não vai ser fácil chegar ao euro.
Assim, o PSI20 ou 18, fechou  semana a perder e ficou, nos 6.001 pontos, sofrendo uma correcção em linha com a maioria das praças europeias.
Quinta feira negra para a Europa e mais uma vez o rastilho Grécia a incendiar os mercados ao chegar a um ponto onde está mais uma vez a beira da banca rota. 
Na semana em que as distribuidoras de combustíveis se viram obrigados por decreto lei a apresentar um produto sem aditivos, o Petróleo de Brent segue a subir, nesta altura à 6 semanas consecutivas, isto é, as próximas 6 semanas vão ser de aumentos consecutivos dos combustíveis.
Uma ultima referencia para os Yields da Republica, para referir que a emissão desta semana a 3 meses, foi emitida a juros negativos.
Boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário