domingo, 12 de abril de 2015

Prospiciens 007

Depois de uma pausa de 15 dias para umas amêndoas torradas e uns ovos da pascoa, o Prospiciens esta de volta. Neste período aproveitando a oportunidade para por alguma leitura em dia, li um artigo onde indicava uma dúzia de focus de preocupação mundial.
Para alem da Russia e Grécia, também nos últimos meses tem se notado alguma agitação popular no Brasil.
Mas vamos lá a alguns pontos mais específicos.
Na Grécia o índice bolsista acabou a semana com melhor resultado do que iniciou. Assim, apresenta um resultado positivo a visita "comercial" à Russia. As nuvens negras que pairam à largas semanas vão permanecer no horizonte, à medida que as datas dos vencimentos dos juros das dividas vão se aproximando. Nota para os juros da divida Grega que a 2 anos está a 20.00%. Como comparação, Portugal paga a 2 anos uma taxa de juros de 0,11%.
MICEX fechou negativo, tendo se verificado o movimento contrario com a visita "comercial" do primeiro ministro Grego. Mas na Russia, a questão é outra, e chama-se Ucrânia. Enquanto esta não for resolvida a economia Russa vai continuar em turbulência e grave.
A paridade EUR/USD continua estável na casa 1,06 e a possibilidade de variação está a chegar ao fim. As margens de manobra destas duas moedas, estão cada vez mais magras.
Para reforçar esta ideia, os estudos macroeconómicos que indicam um crescimento dos países ocidentais na casa do 1,6% em média nos próximos 5/6 anos.
Referencia para o PSI20 com um índice de fecho de semana nos 6.308 numa semana positiva. Lembro que o objectivo é os 6.500 apontados para o final do 1º semestre de forma consistente.
Petróleo, açúcar, cacau e em geral as commodeties mantém as tendências. O Petróleo, tanto de Brent como NY mantém os valores a rondar os 60$ (Brent) e 50$ (NY). O Cacau, abaixo dos 2.000$ e o Açúcar, mesmo que com leve queda, perde valor. O Brasil entra aqui como um factor de desvalorização desta matéria prima.
Nota final para o Preço do Arroz e do Gás natural, que vai ficar em observação para esta semana que entra. 10,330$ USD em NY no final da semana para o arroz c/casca e para o Gás natural em NY que fechou a 2,511$ USD.
Boa semana.



Sem comentários:

Enviar um comentário