quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pensar fora da caixa....

... ou será que é melhor pensar dentro da caixa?
Em 1945 nasce me França a Empresa BIC, dedicada a produção de canetas de plástico.
A Segunda Grande Guerra tinha chegado ao fim na Europa e as Empresas de Canetas e Esferográficas que utilizavam metal na sua fabricação estavam com dificuldades em comprar esta Matéria prima, assim um empresário francês vê a oportunidade e cria a Empresa de Canetas de Plástico BIC.
Durante tres décadas a empresa cresce a vender canetas de plástico, mas nos anos 70 o crescimento abrandou e houve a necessidade de diversificar o negocio, e nada melhor que "pensar fora da caixa", e era preciso fazer crescer de novo o negocio.
A lógica de crescimento apontava para uma a produção de uma panóplia de canetas de diferentes formas e feitios e de uma paleta de cores possíveis e imaginarias.
Mas o caminho foi outro! Os decisores não olharam para o mercado e para o lado de fora da empresa mas olharam para dentro e "pensaram dentro da Caixa".
A BIC era produtora de canetas de plástico descartáveis, e na frase anterior, o objecto de produção caneta caio! 
A BIC começou a fabricar, primeiro Isqueiros Plástico descartáveis e depois maquinas de barbear descartáveis. Pensou dentro da própria empresa e na matéria prima que tinha mais à mão. 
Não é a olhar sempre para fora que se encontra a solução. Também há que olhar para dentro para encontrar as respostas do que rodeia o mercado. 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário