Dia 16 de Dezembro vai decorrer na Assembleia da Republica uma conferencia sobre a Reestruturação de Divida Publica. (Que pena tenho de não ser profissional liberal).
Nela será apresentada uma variedade de ideias e opiniões de diferentes ideologias Económicas e consequentemente politicas por um painel de 17 personalidades do mundo económico nacional e estrangeiro, maioritariamente.
O facto é que nos três anos em que a troika esteve com a gestão do programa de governo nacional, vários foram os partidos de esquerda, uns mais que outros, que afirmavam a necessidade de fazer um reestruturação da divida publica portuguesa, e essa necessidade era vetada uma e outra vez pelos partidos da maioria agora ainda em funções.
Na semana passada, passou despercebida a todos os canais noticiosos o facto que o ainda agora governo em funções efectuou com sucesso, uma reestruturação da divida, tantas vezes negada no passado a pedido dos partidos da oposição.
Não entrando em pormenores, foram trocados 1.748,5 milhões de euros com prazos e vencimento em 2015 e 2016 para 2021 e 2023.
Em termos de taxas de juro, lembro que as taxas a que portugal estava obrigado a pagar antes da intervenção da troika era de mais de 7% e mesmo com a troika as taxas rodam os 5%.
Esta intervenção de troca de títulos impõe uma taxa para o títulos agora adquiridos pelos credores de 2,163% e 2,837%, bem a baixo das anteriormente contratadas.
Se por uma lado os partidos da oposição tinham razão quanto à necessidade da troca, por outro os partidos do governo tinham razão quanto aos timings.
" O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública" Marcus Tulio Cícero, 55 A.C. - Político e pensador Romano.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Valor em Bolsa da Apple
O Valor da Apple na Bolsa Norte Americana NASDAQ tem vindo a subir no ultimo mês e o valor da empresa é actualmente de 700 mil milhões de dólares.
Simples.... Apple = PIB Português + PIB Irlanda + PIB Grécia, o três países recentemente intervencionados pela Troika.
Em contas matemáticas temos (por ordem inversa) 246 +246 + 228 = 720 mil milhões de dólares, aproximadamente o valor em bolsa da Apple.
É claro que não se pode equiparar o valor gerado pelo produto de um Pais, com o valor especulativo, variável e volátil de uma empresa, mas não deixa de valer pela ordem de grandeza dos números.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Pensar fora da caixa....
... ou será que é melhor pensar dentro da caixa?
Em 1945 nasce me França a Empresa BIC, dedicada a produção de canetas de plástico.
A Segunda Grande Guerra tinha chegado ao fim na Europa e as Empresas de Canetas e Esferográficas que utilizavam metal na sua fabricação estavam com dificuldades em comprar esta Matéria prima, assim um empresário francês vê a oportunidade e cria a Empresa de Canetas de Plástico BIC.
Em 1945 nasce me França a Empresa BIC, dedicada a produção de canetas de plástico.
A Segunda Grande Guerra tinha chegado ao fim na Europa e as Empresas de Canetas e Esferográficas que utilizavam metal na sua fabricação estavam com dificuldades em comprar esta Matéria prima, assim um empresário francês vê a oportunidade e cria a Empresa de Canetas de Plástico BIC.
Durante tres décadas a empresa cresce a vender canetas de plástico, mas nos anos 70 o crescimento abrandou e houve a necessidade de diversificar o negocio, e nada melhor que "pensar fora da caixa", e era preciso fazer crescer de novo o negocio.
A lógica de crescimento apontava para uma a produção de uma panóplia de canetas de diferentes formas e feitios e de uma paleta de cores possíveis e imaginarias.
Mas o caminho foi outro! Os decisores não olharam para o mercado e para o lado de fora da empresa mas olharam para dentro e "pensaram dentro da Caixa".
A BIC era produtora de canetas de plástico descartáveis, e na frase anterior, o objecto de produção caneta caio!
A BIC começou a fabricar, primeiro Isqueiros Plástico descartáveis e depois maquinas de barbear descartáveis. Pensou dentro da própria empresa e na matéria prima que tinha mais à mão.
Não é a olhar sempre para fora que se encontra a solução. Também há que olhar para dentro para encontrar as respostas do que rodeia o mercado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)