quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Renováveis da Troika.


Bem, vamos lá ver se eu entendo. A troika é composta por ideologias europeias de crescimento económico e contenção orçamental. A Alemanha faz parte da EU e logo, influencia o pensamento da troika.
A troika impôs a Portugal um corte nos subsídios à produção de energia a todos os níveis. De uma forma rude, corte-se a direito, bem ou mal.
Mas a Alemanha, acabou de inaugurar a maior central de painéis foto-voltaicos no seu território  Será que esta com medo da concorrência?
Se por um lado a Co-geração é um abuso, que por parte do Estado, ao atribuir subsídios que subtrai em impostos, aos rendimentos dos cidadãos, os atribui a grandes empresas, que diga-se de passagem, não necessitam, e por ai estou de acordo, mas os micro-produtores, como as famílias que tem painéis solares em suas casas para produzir energia para consumo próprio, e que durante as horas do dia em que não estão a consumir o que produzem, poderiam colocam o excedente na rede, não deveriam ser permitidas de o fazer e contribuir? Não deveriam, ter de alguma forma, uma maior disponibilidade de contribuir sem grandes imposições?
Eu já não digo que devessem receber subsídios, mas só pelo simples facto de ser permitido, que os excessos de produção, fossem, ou vendidos, ou subtraídos ao seu consumo de energia, com um acerto de contas, acho que deveria ser equacionada a ideia de que se quer contribuir de livre iniciativa, deveria no mínimo ser facilitado o tal feito.
Possivelmente em Lisboa, Porto ou outra grande cidade, esta ideia não faz grande sentido, mas no resto do país, faz todo o sentido.
As Câmaras Municipais, ao colocarem redes eléctricas de eliminação pública, em que os postes de iluminação permitem o armazenamento de energia, para depois ser utilizada com custos mínimos, na iluminação das ruas à noite sem sobrecarregar as contas das autarquias, poderiam disponibilizar o excedente para o restante da rede pública.
Bem vistas as coisas, a troika impôs a Portugal, uma pausa na matéria, e consequentemente uma pausa na investigação e desenvolvimento das tecnologias estudadas, investigadas e produzidas em Portugal, para ganhar tempo e conseguir passar à frente, a nível tecnológico e de vendas destes, por parte da Alemanha. E o Governo deixou!
É necessário que a Europa central, não ceda lugares a Europa periférica. E o Governo deixa!

Nota de Rodapé: definição de Troika - Palavra de origem russa que quer dizer, trenó ou grande carruagem russa, puxada por três cavalos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário