sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A Economia do Lixo

Era até aqui, uma ferramenta de trabalho malicioso a utilização da matemática para a criação de lixo financeiro por parte das instituições particulares. Hoje fiquei a saber que o Estado Português está a lançar um produto, que é uma primeira incorporar neste campo, para o mercado institucional. Chama-se CTPM e é, uma forma diferente de captar o capital particular que teria melhor resultado nos Certificados de Aforro tradicionais.
Embora não tenha todos os dados, já deu para ver que existem dois indexantes, o que aumenta a probabilidade de não se ter os resultados apresentados para a venda deste Produto. Um é a tx média de crescimento dos CA e a outra é o PIB.
Se o PIB tende a crescer devagar, ou quem sabe sem futurologia, a não crescer, já os CA, são um instrumento financeiro do Estado, logo manobráveis para atingir os resultados esperados por este.
Só mais uma pequena nota, para se adquirir um Certificado de Aforro são necessários 100€. Para se Adquirir um dos novos CTPM, são necessários 1.000€.

Sem comentários:

Enviar um comentário