segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O BCE e os Juros de referência.

Em 2008 aconteceu o que já toda a gente sabe que aconteceu, e a reacção natural dos Bancos Centrais foi e muito bem, diminuir a taxa de referência dos empréstimos aos mercados.
No principio do Ano de 2011, havia na zona euro uma clara divisão nos índices de crescimento dos PIB's dos Países membros. Havia, inclusive, a nuvem do possível incumprimentos por parte de alguns países, não conseguirem pagar as suas dividas soberanas.
Independentemente destes cenários, no 1º trimestre do ano, três países da zona euro, solicitaram a intervenção do BCE e do FMI. Mas apesar destes cenários reais, o BCE, resolve, influenciado pela França e pela Alemanha, aumentar a taxa de referencia na zona euro, com o intuito claro de beneficiar estas economias.
Neste momento, e depois de uma previsão inicial de que até ao fim do ano, as taxas de juro deveriam sofrer novo aumento, existe a convicção generalizada de que o BCE já não vai mexer nas taxas, pelo menos, até ao fim do corrente ano.
Afinal o BCE está ao serviço de quem? Da Europa e da sua População, ou dos Grupos económicos e em particular dos interesses dos Lobby's?

Sem comentários:

Enviar um comentário