sexta-feira, 5 de abril de 2024

Ele há coincidências...!!!?

Será coincidência ou algum tipo de ingerência e oportunismo político as greves, manifestações e movimentos "espontâneos" dos vários sectores sociais? Não sei e só os próprios é que o poderão reconhecer, não deixando de ser caricato num dos dias de um dos protesto dos agricultores reinvidicando mais apoios estatais que uma cadeira de supermercados, numa das suas lojas (ou mais. Apenas posso testemunhar na que estive) estivesse a vender o litro do leite meio gordo de marca por 0,45€. Creio, podendo estar desatualizado, que o estado subsidia a produção de leite para que isto não possa acontecer, ou seja, o litro de leite no consumidor ser inferior ao preço de produção.
Parace também que os agricultores estão a bater na porta errada no que se refere as suas contestações.

domingo, 7 de janeiro de 2024

É a chamada inflação

Este Janeiro (2024) teremos, segundo os meios de comunicação social, o cabaz mais caro de sempre. 
Posso já adiantar que nos próximos anos o cabaz base de bens e serviços, vai ser ainda mais caro. As boas notícias é que nos anos anteriores tivemos esses mesmos produtos mais baratos que hoje.
Para os meios de comunicação social mais desatentos, a isto chama-se inflação. E sempre que está for "positiva" também os preços dos bens e serviços que fazem parte do cabaz base, seram mais caros. 
Quem tiver a curiosidade de olhar para a evolução, com ênfase na palavra evolução, pode constatar que a curva, ou gráfico, do IPC, logo, o gráfico que espelha os valores do cabaz ao longo do tempo tem um comportamento ascendente com alguns pontos a baixo do momento anterior.
Podemos dizer que o expectável é uma subida constante, perfencialmente, com uma constância moderada, dos preços do cabaz básico.
Para a frente, fica a possibilidade de se falar do que aconteceria se tivéssemos uma curva descendente e constante.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Milei o Economista

Desconheço os conteúdos programáticos das licenciaturas Argentinas para a formação de Economistas, mas tenho uma enorme curiosidade de saber como o novo presidente da Argentina vai executar e implementar os conhecimentos adquiridos na sua formação. E não, não necessariamente na sua formação académica.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Ano novo, vida velha.

Já a alguns dias que os órgãos de comunicação social apontam as alterações de preços dos bens e serviços a começar hoje. Todo o Janeiro tem está vicissitude de trazer a luz do dia o bom e o mau das nossas finanças pessoais. 
Assim, vamos entrar no mês financeiro mais longo do ano, com um pouco de despesa feita em Dezembro e uma gestão cuidadosa do resto que falta para o próximo vencimento. 
Bom ano de 2024